EnglishFrenchPortugueseSpanish

assinatura_completa_cor_RGB

EnglishFrenchPortugueseSpanish

VI SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM COGNIÇÃO, TECNOLOGIAS E INSTITUIÇÕES

17 de setembro de 2024

Local: UFERSA

Auditório da PROPPG UFERSA

Antônio Francisco, o rei do cordel no Brasil

Um dos maiores poetas populares do mundo é brasileiro; e, para nossa felicidade, nascido em solo potiguar. Mossoroense, Antônio Francisco talvez seja a melhor revelação da poesia popular surgida no Rio Grande do Norte, desde Fabião das Queimadas, famoso escravo cantador de rabeca, que comprou sua própria alforria ganhando dinheiro através dos seus versos.

Prof. Dr. Leonir Lorenzetti

Possui graduação em Ciências Habilitação Em Biologia pela Universidade do Contestado (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atuando na Linha Educação em Ciências. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Manhã
08h - 11:30h

08h – 08:30h – Credenciamento, entrega de materiais e novas inscrições

08:30h – 09:30h – Apresentação Cultural com Antônio Francisco, o rei do cordel no Brasil.

 

09:30h – 10:00h – Coquetel de Boas Vindas

 

10h – 11:30h – Conferência de Abertura: Educação CTS, como promotora de Alfabetização Científica e Tecnológica.

Prof. Dr. Lreonir Lorenzetti (UFPR).

 

11:30h – 13:30h – Intervalo para almoço.

 

Tarde
13:30h - 15h
Grupos de Trabalho
GT 1
GT 2
GT 3
Local : PROPPG

Experiências humanas, sociais e técnicas: por uma ciência voltada à transformação melhorias no viver em sociedade 

Este eixo de discussão acolherá estudos que analisam os processos cognitivos, relações humanas nas instituições, processos de trabalho sob recorte de gênero, os registros da diferença e a experiência nas organizações e as transformações que as tecnologias promovem nas instituições e na experiência humana em sociedade. Privilegia o diálogo das ciências humanas e sociais com as ciências que se encarregam da reflexão sobre as graves crises que vivemos. Reunirá trabalhos que examinam a relação entre as experiências humanas, sociais e técnicas, contemplando uma pluralidade de enfoques e objetos de pesquisa.

Local : PROPPG

Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade: por uma ciência voltada à transformação e melhorias no viver em sociedade Neste grupo de trabalho, pesquisadores poderão socializar conhecimentos advindos desenvolvimento, aplicação, validação e aprimoramento de linguagens e tecnologias que promovem mudanças e melhorias na experiência dos sujeitos nas instituições sociais, com ênfase para os fenômenos que mobilizam coletivos nas organizações e instituições dirigidas trabalho em Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente.

Local : PROPPG

Linguagens, Tecnologias e processos cognitivos na Educação Inclusiva e na Saúde Coletiva 

Este eixo de reflexão acolhe pesquisas que envolvem processos cognitivos que acontecem nos campos da Saúde Coletiva e da Educação, com ênfase para estudos que interagem com seguintes temas de investigação: a busca pela efetivação da Educação Inclusiva em diferentes contextos e espaços da sociedade: educação nas instituições públicas e privadas de ensino, educação popular, educação comunitária, entre outros cenários da comunidade; a realização de práticas dirigidas ao cuidado em saúde coletiva. 

15h – 15:30h – Intervalo – Coffee Break 

15:30h – 17:30 Apresentação teatral com a performance teatral “Aparecida”, com as atrizes Lenilda Sousa e Tony Silva.

18 de setembro de 2024

Local: Auditório da PROPPG UFERSA

Drª Maria de Fátima de Lima das Chagas

Doutora em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutorado Sanduíche Instituto de Educação na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa CAPES. Doutoramento em regime de cotutela com a Universidade do Minho (Portugal) na especialidade Tecnologia Educativa. Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), com dissertação voltada para Educação. Participa dos grupos de pesquisa: Linguagens, Cognição e Tecnologias – UFERSA, Grupo de Estudos de Mídia – Análises e Pesquisas em Cultura, Processos e Produtos Midiáticos – GEMINI (UFRN); GAIA (Grupo de ações e Investigações Autopoiéticas) – UNISC; TEACOMPLEX – UMINHO/Portugal

Prof. Drª Divoene Pereira Cruz

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação de Jovens e Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, EJA, currículo, saberes e práticas pedagógicas.

Dr. Leonardo Maciel Moreira

Licenciado em Química (UFJF), mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP), Doutor em Educação pela Faculdade de Educação (USP). É pesquisador no Mestrado Profissional em Ensino de Química, da Pós Graduação em Ensino de Química do Instituto de Química da UFRJ (PEQUI-IQ) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES-UFRJ).

Prof. Drª. Kelci Anne Pereira

Graduada em pedagogia e em comunicação social; especialista em comunicação popular e comunitária; mestre e doutora em educação. Como docente da Faculdade UnB Planaltina, coordena a Escola de teatro Politico e Vídeo Popular do DF (via terra em cena), realiza projetos de pesquisa-ação sobre cultura e agroecologia.

Prof. Drª Josivania Marisa Dantas

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos e CTS. Atualmente leciona disciplinas da licenciatura em Química, orienta os estágios supervisionados e atua na Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

Prof. Dra. Maria da Conceição Fidalgo Guimarães Costa Azevedo

Professora Catedrática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD e membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal; Doutorada em Ciências da Educação pela UTAD; Mestre em Filosofia Moderna e Contemporânea e Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa.

Raimundo Félix de Lima

Artista e educador popular em saúde e em educação. Com vários livros publicados, cursou letras na Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, teatro na Escola Martins Penna e especializou-se em gestão de sistemas e serviços de saúde pela Universidade de Campinas-UNICAMP. Atuando desde muito tempo no campo da cultura e da educação popular a partir do Movimento Escambo Popular Livre de Rua, da Escola Zumbi e do Programa Zumbi de Desenvolvimento das Aprendizagens, da ANEPS, Cirandas da Vida, Espaço Ekobé, Caravana de Educação Popular em saúde. Corpo Meu Minha Morada, Universidade Popular de Arte e Ciência-UPAC, EDPOPSUS, Universo de Aprendizagens Vila de Poetas Mundo, entre outros.

Manhã
08h - 12h

08h – 08:30h – Atividade Cultural com o grupo de teatro de temática científica Baobá (UFERSA), com a performance teatral A Força da Obra de Freire. Baseado na Carta de Paulo Freire aos Professores.

 

08:30h – 10h – Café e Prosa sobre o espetáculo: A Força da Obra de Freire, com professores convidados.

Prof. Drª. Maria de Fátima de Lima das Chagas (UFERSA) e Prof. Drª Divoene Pereira Cruz (UFERSA)

 

10h – 11:30 – Mesa Redonda: Ciência, Tecnologia, Sociedade e Teatro como objeto de pesquisa.

Prof. Dr. Leonardo Maciel Moreira (UFRJ); Prof. Drª. Kelci Anne Pereira (UNB) e Prof. Drª Maria Josivania Dantas (UFRN)

 

 

Tarde
13:30h - 15h
Grupos de Trabalho
GT 4
GT 5
Local : PROPPG

Educação, Tecnologias e os registros da diferença: vivências e movimentos nas comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e de refugiados em nosso mundo comum. Este eixo temático acolhe trabalhos voltados a processos de organização de movimentos sociais e comunitários das comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e de refugiados,: inclusão das comunidades em instituições educativas, movimentos e estudos que interagem como direito ao trabalho, ao território, à proteção e o direito à vida digna na sociedade.

Local : PROPPG

Estudos de Gênero, Sexualidade, Raça e Idade 

Este grupo de trabalho acolherá pesquisas sobre as temáticas de gênero, sexualidade,raça e idade no campo inter/transdisciplinar e propõe a aproximação de vários grupos de estudos e pesquisas vinculados às universidades brasileiras e estrangeiras; mobiliza pesquisadores e estudantes estudiosos de temas que contemplam a promoção dos direitos humanos, o respeito às diferenças e a promoção da equidade de gênero, dando visibilidade às pesquisas e relatos de experiências em andamento nos diferentes países.

15hs – 15:30min– Intervalo – Coffee Break

15:30h – 17:30h – Conferência: Fernando Pessoa Educador

 Prof. Dra. Maria da Conceição Fidalgo Guimarães Costa Azevedo (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e Cenopoeta Ray Lima

19 de setembro de 2024

Local: Auditório da PROPPG UFERSA

Luiza Maria Lima Oliveira

Educadora Popular. LEDOC.

Prof. Dra. Maria Aridenise Macena Fontenelle

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1991), especialização em educação a distância (2000), mestrado (1994) e doutorado (2004) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora Associado da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, canteiro de obras, qualidade, aprendizagem em engenharia. Formação em Pedagogia Waldorf e Educação Biocêntrica.

Américo Oliveira

Estudante de Licenciatura em Educação do Campo/UFERSA. Ator, Palhaço e Arte Educador.

Manhã
08h - 11:30h

08h – 08:30h – Apresentação Cultural com o Núcleo de Arte e Cultura da Ufersa (Violão)

 

08:30h – 10:30h – Oficinas

 

1 – Turbante e bonecas Abayomi

Promover a visibilidade da cultura africana e afra brasileira, por meio da promoção do conhecimento, valorizando a beleza além da estética, da qual gera a auto valorização e auxiliar na construção da autoestima de cada um.

Também faremos um resgate histórico sobre a origem do turbante e amarrações, trazendo até os dias de hoje que temos essa ferramenta estética como um símbolo político de resistência negra.

 

Educadora Popular Luiza Maria Lima Oliveira (UFERSA) 

 

2 – Pintura em aquarela. 

Aquarela é um dos meios de expressão favoritos de todos os tipos de criativos, independentemente do seu nível de habilidade em desenho ou experiência anterior de pintura. Pela sua natureza, a pintura em aquarela, aceitar os elementos imprevisíveis e a deixar a nossa imaginação fluir, oferecendo resultados surpreendentes ao combinar técnica, cor e o movimento natural e inusitado da água.

Prof. Dra. Maria Aridenise Macena Fontenelle

 

 

3 – Teatro do Oprimido

Modelo cênico-pedagógico se baseia no entendimento de que ser humano é ser artista. Desta forma, pensando em promover a conscientização social e a transformação política por meio da arte. 

 

Américo Oliveira

 

 

10:30h – 11:30h –Maracatu e lançamento de livros.

 

Exposição mulheres negras: nasci quilombo, cresci favela, encruzilhada ancestral.

 

 

11:30h – 13:30h – Intervalo/Coffee Brea

Tarde
13:30h - 15h

13:30h – 15h – Sistematização e Auto-Avaliação do Encontro 

Local: Sala de aula da PROPPG/UFERSA  

Coordenação: Professores: Drª  Maria de Fátima de Lima das Chagas (UFERSA) e Dr. Francisco Souto de Sousa Júnior (UFERSA)

 

Site Oficial

contatoppgcti@gmail.com

+55 (51)9 9131-7458

© Copyright ©2022 Todos os Direitos Reservados à UFERSA

Skip to content